Um rostinho lindo


Por KEKA DEMÉTRIO
Um rostinho lindo. É a isso que quem está acima do peso é resumido: a um rosto lindo. Cansei de ouvir, desde criança, que eu tinha um rosto lindo, mas, que iria ficar gorda. A verdade é que naquela época eu já era gorda e pareciam prever o meu futuro.
Na infância não damos muita atenção para esse tipo de comentário, porque nossa maior preocupação é brincar, porém hoje percebo que isso ficou guardado dentro de mim. Com o passar do tempo, desenvolvendo habilidades e dons, com um círculo de amigos bastante volumoso, o discurso mudou. Eu já não tinha um rosto lindo, mas ia ficar gorda, eu era uma adolescente de rosto lindo, mas que precisava emagrecer.
Acho que essa foi a pior fase. Época de descobertas, hormônios bagunçados, necessidade de aceitação extrema e as pessoas insistiam em frisar a beleza do meu rosto e o quanto eu ficaria linda se emagrecesse. Resumir a minha pessoa a apenas um rosto, mesmo que bonito, me fez triste por muitas vezes, mas o pior não era o sentimento de nulidade, mas as atitudes que esse tipo de sentimento me fez ter, além de me tornar dependente emocionalmente de algumas pessoas, fazendo com que anulasse quase que totalmente a minha própria vida.
Ao me tornar uma mulher, o discurso em relação ao meu rosto e corpo continuaram exatamente iguais. Mas a vida é sábia e vai ajustando as nossas escolhas e uma hora a gente desperta e percebe que tem tanta vida dentro da gente precisando criar forma e se cansa de viver preso a certas convenções. Entendi que o que me impedia de viver de verdade não era o meu corpo, mas a imagem que eu fazia dele, e de como o usava como desculpa para não correr atrás dos meus sonhos. 
Aprendi que esconder atrás de um corpo, gordo ou magro, é deixar de viver, de cair e levantar e, sobretudo, de evoluir. Assumir meu corpo exatamente como ele é me fez mais leve do que se eu emagrecesse muitos quilos, porque hoje eu sei que tudo está sob o meu comando. Minha história não está sendo refeita, porque tudo o que vivi faz parte do que sou hoje: um rostinho lindo, um corpo gordo e uma vida fantástica para ser vivida.

Fonte: Portal do msn

Comentários

Postagens mais visitadas